Visita dos Fundadores e Amigos da Fundação de Arte Contemporânea Daniel e Florence Guerlain     26 de Setembro de 2009

No passado Sábado, dia 26 de Setembro, a Porta 33 recebeu a visita dos Fundadores e Amigos da Fundação de Arte Contemporânea Daniel e Florence Guerlain. O grupo integrou um conjunto de coleccionadores de arte que visitaram a Madeira com o propósito de verem o conjunto de desenhos da Colecção Madeira Corporate Services que está, desde 2006, em depósito permanente na Porta 33.

Em 1996, Daniel e Florence Guerlain criaram a sua fundação de Arte Contemporânea em les Mesnuls, povoação ligada a esta familia e na qual se destaca o famoso perfumista, Jacques Guerlain. Situada a menos de 40km de Paris, A Fundação tem como objectivo incentivar o encontro entre os artistas e o público.

Durante 10 anos, a Fundação Daniel e Florence Guerlain, em colaboração com diversos curadores, organizou três exposições temáticas anuais a partir de obras escolhidas nas galerias de arte, em estúdios dos artistas e em colecções de arte contemporânea públicas e privadas.

Ao Mesmo tempo, Daniel e Florence Guerlain criaram um parque de esculturas nos terrenos da Fundação que abriram pontualmente a um público interessado em jardins e em arte. Neste “parque-paisagem” orientado por Daniel Guerlain, podem ser vistas obras de Barry Flanagan, David Nash, Anthony Caro, Richard Deacon e Tony Cragg entre muitos outros artistas de diversas nacionalidades.

Em 2006, a Fundação instituiu um Prémio de Desenho destinado a artistas que tenham uma parte significativa do seu trabalho consignado ao desenho e que tenham também, uma ligação cultural com a França.

Este novo compromisso de Florence e Daniel Guerlain enfatiza o interesse comum pelo desenho e o desejo em envolverem-se mais directamente com a produção artística. O Prémio tem o objectivo de sublinhar a importância do desenho enquanto prática artística contemporânea.

Os artistas candidatos ao Prémio de Desenho da Fundação de Arte Contemporânea Daniel e Florence Guerlain, são seleccionados por um comité internacional de especialistas, e um júri de oito coleccionadores privados de várias nacionalidades designa o artista vencedor

Na última edição do Prémio de Desenho da Fundação que teve lugar no início deste ano no Grand Palais em Paris, Foram seleccionados os artistas Frédérique Loutz, Nascida em França em 1956, Jorge Queiroz, nascido em Portugal em 1966 e que expôs na Porta 33 em 1997 e Sandra Vasquez de la Horra, Nascida no Chile em 1967, que foi a artista premiada.

 

www.fondationdfguerlain.com

Top