António Guerreiro
O pensamento e a experiência da comunidade
EntradaManhãTarde

"Durante milénios, o homem foi sempre o que era para Aristóteles: um animal vivo e, além disso, capaz de existência política; o homem moderno é um animal em cuja política está em questão a sua vida enquanto ser vivo."

Michel Foucault, A Vontade de Saber

"A afirmação de uma identidade foi a grande questão política dos estudantes desde os anos sessenta. Considero que, desde os anos sessenta, subjectividade, identidade, individualidade constituem um problema político maior. É perigoso, na minha opinião, considerar a identidade e a subjectividade como componentes profundas e naturais."

Michel Foucault, Dits et Écrits (entrevista)

"A tradição dos oprimidos ensina-nos que o estado de excepção é agora a regra em que vivemos. Devemos chegar a uma concepção da história à altura desta situação. Descobriremos então que a nossa tarefa consiste em instaurar um verdadeiro estado de excepção; e consolidaremos assim a nossa posição na luta contra o fascismo."

Walter Benjamin, Sobre o Conceito de História

"Conheci uma época em que a identidade nacional era o único princípio concebível das relações entre os Estados. Sabemos os desastres que daí resultaram."

Claude Lévi-Strauss, Seminário sobre a identidade

"La patria sarà quando/ tutti saremo stranieri"

Francesco Nappo (poeta italiano)

Top