Auto-Re-Presentação: Retrato, Fotografia, Readymade
Seminário por José António Leitão
PORTA33 — 20.05.2011 — 22.05.2011

Auto-Re-Presentação: Retrato, Fotografia, Readymade 1° dia — 1ª parte

Auto-Re-Presentação: Retrato, Fotografia, Readymade 1° dia — 2ª parte

Auto-Re-Presentação: Retrato, Fotografia, Readymade 1° dia — 3ª parte

Auto-Re-Presentação: Retrato, Fotografia, Readymade 2° dia — 1ª parte

Auto-Re-Presentação: Retrato, Fotografia, Readymade 2° dia — 2ª parte

Auto-Re-Presentação: Retrato, Fotografia, Readymade 2° dia — 3ª parte

Auto-Re-Presentação: Retrato, Fotografia, Readymade 2° dia — 4ª parte

Auto-Re-Presentação: Retrato, Fotografia, Readymade 2° dia — 5ª parte

Auto-Re-Presentação: Retrato, Fotografia, Readymade 2° dia — 6ª parte

Auto-Re-Presentação: Retrato, Fotografia, Readymade 2° dia — 7ª parte

Auto-Re-Presentação: Retrato, Fotografia, Readymade 3° dia — 1ª parte

Auto-Re-Presentação: Retrato, Fotografia, Readymade 3° dia — 2ª parte

Auto-Re-Presentação: Retrato, Fotografia, Readymade 3° dia — 3ª parte

O retrato será o fio condutor do caminho a traçar pela arte do século XX: a partir da interrogação de auto-representações (em Cindy Sherman, por exemplo) como auto-retratos, interrogar-se-ão a identidade, a autoria, os contextos (institucionais, sociais, políticos, económicos, sexuais) da obra de arte, a representação, as circulações entre imagens e objectos, num percurso que, principalmente, incidirá sobre a Pop, o Minimalismo e o Conceptual – e as suas heranças, oposições e ultrapassagens. "Auto" de autor e automático. "Re" de intermediário, substituto e múltiplo. "Presentação", de presença e apresentação.

Nota biográfica

José António Leitão nasceu em Luanda em 1962. Vive e trabalha em Parede. Mestre em História da Arte (F.C.S.H.-U.N.L., 1990). Professor do Departamento de História e Teoria da Arte do Ar.Co-Centro de Arte e Comunicação Visual, desde 1992. Leccionou História da Arte nos Maumaus-Centro de Contaminação Visual (1995-96) e no Museu Nacional do Azulejo (1998-99). Publicou diversos textos sobre Lisboa, em periódicos e obras colectivas.

Bibliografia recomendada:

Arasse, Daniel, Le Détail. Pour une Histoire Rapprochée de la Peinture, Paris, Flammarion, 1992

Barthes, Roland, A Câmara Clara, Lisboa, Edições 70, s.d.

Batchen, Geoffrey, Burning With Desire - The Conception of Photography, Cambridge-Londres, The MIT Press, 1999

Brilliant, Richard, "The Metonymous Face", Social Research Journal, vol. 67, nº 1, 2000.
"Online" em http://findarticles.com/p/articles/mi_m2267/is_1_67/ai_62402549/print

Cauquelin, Anne, Arte Contemporânea, Mem Martins, Europa-América, 2010

Daix, Pierre, "On a Hidden Portrait of Marie-Thérèse", Art in America, nº 8, September 1983, pp. 124-129

Deleuze Gilles, F. Guattari, Mille Plateaux, Paris, Les Éditions de Minuit, s.d.

Duve, Thierry de, Voici. 100 Ans d'Art Contemporain, s.d. Ludion-Flammarion, s.d.

Duve, Thierry de (dir.), The Definitively Unfinished Marcel Duchamp, Cambridge (MA), The MIT Press, 1991

Foster, Hal, Rosalind Krauss, Yve-Alain Bois, Benjamin H. D. Buchloh, Art Since 1900: Modernism, Antimodernism, Postmodemism, New York - London, Thames & Hudson, 2004

Frogier, Larys, Arriscar o Real, Lisboa, Museu Colecção Berardo, 2009

Gil, José, Sem Título, s.l., Relógio d'Água, s.d.

Héran, Emmanuelle (dir.), Le Dernier Portrait, Paris, Réunion des Musées Nationaux, 2002.Catálogo da exposição do Musée d'Orsay, 5 de Março a 26 Maio de 2002.

Krauss, Rosalind, O Fotográfico, Barcelona, Editorial Gustavo Gili, 2002.

Nancy, Jean-Luc, Le Regard du Portrait, Paris, Galilée, 2000.

Nelson, Robert S., Richard Shiff (dir.), Critical Terms for Art History, London-Chicago, The University of Chicago Press, s.d.

Ovídio, Metamorfoses, Livro X.243:
online em perseus.tufts.edu/cgi-bin/ptext?doc=Perseus%3Atext%3A1999.02.0028;query=card%3D%2399;layout=;loc=10.220

Plínio, o Velho, História Natural, L. XXXV, cap. 43, na tradução de J. Bostock, H. T. Riley, The Natural History of Pliny, Londres, Henry G. Bohn, 1857, vol. VI, pág. 283. "Online" em http://books.google.com/books?id=IEoMAAAAIAAJ&printsec=frontcover

Revista de História da Arte - O Retrato, Lisboa, Instituto de História da Arte - Colibri, nº 5, 2008.

Ruchel-Stockmans, Katarzyna "Impossible Self-representation", Image [&] Narrative, Julho 2006,
http://www.imageandnarrative.be/painting/kasia_ruchel.html

Sontag, Susan, Ensaios Sobre Fotografia, Lisboa, Dom Quixote, 1986.

Söntgen, Beate, "Inner Visions", Tateetc., nº 10, 2007, http://www.tate.org.uk/tateetc/issue10/

Wallis, Brian, "What's Wrong With This Picture? An Introduction" in B. Wallis (org.), Art After Modernism: Rethinking Representation, N. York, The New Museum of Contemporary Art, s.d. pp. xi-xviii

West, Shearer, 'Masks or Identities?', in Christos Joachimides, Norman Rosenthal (dir.), The Age of Modernism: Art in the Twentieth Century, exhibition catalogue, Stuttgart, 1997, pp. 65-71.

Yacowar, Maurice, "As Aparições de Hitchcock" in AA.VV., In Alfred Hitchcock's, s.l, Cinemateca Portuguesa-FCG, s.d., pág. 132. Catálogo do ciclo dedicado a Hitchcock (Lisboa, Fevereiro-Abril de 1982).

Blog´s josé antónio leitão:
http://aartemodernaeantesedepois.blogspot.pt/

VER MAIS: