Sara Anjo e Ana Mira
Traçar a Dança (um encontro à volta de mapas e partituras)

Este encontro teve como ponto de partida a apresentação de um mapa, que se reporta a práticas de dança, desenvolvido ao longo da participação de Sara Anjo, no mestrado Das Choreography, na Das Graduate School, em Amesterdão. O mapa contém uma compilação de textos, imagens e partituras que sustentaram e apoiaram a pesquisa realizada durante aquele mestrado (2014-2016). De seguida o público foi convidado a participar num exercício de percepção do corpo em movimento e a registá-lo através do desenho e da escrita, trabalhando conceitos operativos para uma análise e uma experiência sustentada das práticas performativas.



Sara Anjo biografia (resumo)
Sara Anjo (Funchal, 1982), trabalha na área da dança como intérprete, coreógrafa e professora. Fez formação em dança pela Academia de Dança Contemporânea e Estudos Artísticos pela Faculdade de Letras e Arte Contemporânea na Universidade Católica de Lisboa. Recentemente concluiu o mestrado em coreografia pela Das Graduate School em Amesterdão. Anna Halprin, com quem estudou em 2010, é uma das suas maiores referências artísticas. Tem desenvolvido o seu trabalho entre Lisboa, Berlim e Amesterdão, onde destaca a sua colaboração com o Teatro do Silêncio, com a Fábrica das Artes - CCB, com a Ponderosa Movement Discovery e com a coreógrafa canadiana Thea Patterson.  

Ana Mira biografia (resumo)
Ana Mira (Lisboa, 1976) é investigadora, coreógrafa, intérprete, professora e escreve sobre dança e filosofia. Estudou práticavs do corpo e dança contemporânea na Europa e nos Estados Unidos. Completou o doutoramento em filosofia (estética) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa, com a tese Silêncio, potência e gesto: um corpo na dança, orientada pelo filósofo José Gil e como bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Actualmente é professora assistente convidada no Departamento de Artes Cénicas da Universidade de Évora, investigadora do IFILNOVA - Instituto de Filosofia (FCSH - Universidade Nova de Lisboa) e membro co-fundador do baldio | Estudos de Performance com quem realiza encontros, cursos e publicações.

MAPA SCORE
Lisboa 2016
100 exemplares

Design by Ilhas Studio
© fotografias Ana Luísa Valdeira
© Sara Anjo

Top