JANO
Laetitia Morais

As portas do templo de Jano abrem-se em tempos de guerra e fecham-se em tempos de paz.
Este templo romano, do séc. VIII a.C., que acolhia no seu interior a estátua de Jano - deus tutelar de todos os começos, mas também dos seus regressos, ou seja, de tudo o que é passagem e transição - servia de indicador da operosidade daqueles tempos.

Serve este rito, para também pensarmos no desenho enquanto abertura e fechamento da forma, no gesto que aparelha os desígnios. Conter ou libertar, guerra e paz. De igual modo, podemos erguer a mão, e interromper...

Neste workshop, aberto a todos, o desenho será praticado enquanto acção, resistência e inércia, por via de exercícios muito simples, tais breves manifestos.

Laetitia Morais, 2018

Laetitia Morais (Paris, 1984). Reside no Porto.
Artista plástica. Trabalha com diferentes meios, com predominância do vídeo, da instalação e do desenho.

Participou em exposições individuais e colectivas, das quais se destacam, Faticart, Roma; After Crisis, Berlim; Rewire, Haia; Peacock Art Centre, Aberdeen; Elbphilharmonie, Hamburgo; Störung, Barcelona; Bienal de Cerveira; Cynetart, Dresden; Círculo Meridiano de Espelho, Galeria Zé dos Bois; Mota Museum, Ljubljana; EIF, Nova Iorque; Quatro Elementos, Galeria M. do Porto; Extática Esfinge, CIAJG; Geometria Sónica, Centro de Artes Contemporâneas Arquipélago; Manifold, Centro de Artes da Universidade de Nova Iorque, Abu Dhabi.

Premiada com a atribuição da bolsa Ernesto de Sousa 2011; prémio melhor vídeo musical pelo Festival de Cinema Curtas Vila do Conde 2016 e com a bolsa de investigação pela Academia das Artes de Viena, 2018.

É actual professora da Universidade de Coimbra e investigadora da Zurich University of Arts e da Kunstuniversitåt Linz.  

SÁBADO 15 de DEZEMBRO de 2018

JANO
workshop de desenho por
Laetitia Morais  

15h — 19h

LOTAÇÃO MÁXIMA: 20 participantes por sessão.
Gratuito mediante inscrição, na PORTA33,
de terça a sábado das 16h às 20h | por telefone 291 743 038 / 91 616 57 20 | por email:porta33@porta33.com



Leitura por Pedro A. H. Paixão
18h
ENTRADA LIVRE