A PORTA33, desde o início da actividade em 1990, tem vindo a convidar artistas e outros agentes da cultura — curadores, responsáveis de instituições culturais, críticos e ensaístas — para estadias de duração variável na sua sede e noutros locais da ilha da Madeira e do Porto Santo.

Esta acção, denominada de estadias, facilita a aproximação do processo expositivo e curatorial ao trabalho criativo dos artistas e implica uma actividade de exposições temporárias que oferecem, ao visitante da PORTA33, uma relação viva e diversa com o tecido da criação contemporânea.

As estadias têm fomentado a criação de obras de arte, produzidas pela PORTA33, de relevância reconhecida pelos agentes artísticos nacionais e internacionais. Simultaneamente, a presença dos artistas e de outros agentes da cultura proporcionam o contacto directo com o público, constituindo um serviço de grande valor formativo e de divulgação cultural numa região insular e fornecem um carácter à vocação educativa da instituição.

Esta proximidade com os artistas e o trabalho directo de produção de obras novas constituem as características que permitem à Porta 33 efectuar uma ligação entre os artistas e as determinantes sócio-culturais e paisagísticas locais e imprimem uma especificidade de lugar ao trabalho produzido.

Das estadias que colocam os artistas em contacto com a realidade insular resultam importantes núcleos de obras social, cultural e esteticamente vinculados ao lugar e simultaneamente universais que estabelecem uma importante rede de relações que servem a Região Autónoma da Madeira, contrariando a insularidade e que servem também os criadores pela divulgação e migração da sua obra.

Edgar Martins realizou duas estadias na Madeira e no Porto Santo, em Setembro de 2007 e em Setembro de 2008. Neste intervalo de tempo o artista publica TOPOLOGIES livro que está a ser lançado mundialmente e vence o New York Photo Awards.

A associação da Porta 33 ao Molhe – Restaurante & Terrace Lounge permite a esta instituição cultural organizar para aquele espaço a apresentação de TOPOLOGIES e uma mostra das obras criadas durante a primeira estadia de Edgar Martins.

Este acontecimento anuncia a exposição de Edgar Martins que terá lugar na Porta 33 em Julho de 2009.

Edgar Martins : biografia
Edgar Martins nasceu em Évora [1977] e cresceu em Macau. Desde 1996, vive e trabalha em Londres onde completou a sua formação em Fotografia e Belas-Artes no London Institute (actualmente University of the Arts) e no Royal College of Art. Recebeu vários prémios incluindo o Jerwood Photography Award pela série “Black Holes & Other Inconsistencies” e o New York Photography Awards pela série “The Accidental Theorist”. O seu trabalho está representado em várias colecções entre as quais Victoria & Albert Museum, London; Dallas Museum of Art, USA; Fundação PLMJ, Fundação Ilídio Pinho e Banco Espírito Santo, Lisboa. A sua obra tem vindo a ser publicada e divulgada em várias revistas internacionais da especialidade e é considerado pela imprensa britânica como um dos artistas mais influentes da sua geração, no domínio da fotografia. Em Portugal a sua obra tem vindo a ser mostrada pela Galeria Graça Brandão.


www.edgarmartins.com

www.themothhouse.com

www.aperture.org

www.newyorkphotoawards.com

www.dewilewispublishing.com

www.galeriagracabrandao.com