Rubina Brito e Susana Fontinha

Conferência

Antiga Escola da Vila — 05.03.2020

Rubina Brito. Licenciada em 2001 em Engenharia do Ambiente pela Unidade de Ciências e Tecnologias dos Recursos Aquáticos da Universidade do Algarve, ingressou no mesmo ano nos quadros da Porto Santo Verde, Geoturismo e Gestão Ambiental, EEM, onde foi responsável pela implementação de um Sistema de Recolha Seletiva na iIlha do Porto Santo, dando o acompanhamento a todo o sistema de gestão de resíduos sólidos da ilha no âmbito da comunicação e educação ambiental. Até 2013 foi responsável pelas estratégias de Informação e Educação Ambiental no âmbito da prestação de serviços da Porto Santo Verde, EEM, desenvolvendo projetos de educação ambiental em colaboração com o Município do Porto Santo direcionados às escolas do Município e a outros públicos-alvo. A partir de 2013, e até à data, inicia funções no Município do Porto Santo, como técnica superior, responsável pela coordenação de programas implementados no Município tais como o Programa Bandeira Azul, Praia Acessível - Praia para Todos! e Eco-Escolas. Tem sido ainda responsável pela implementação e coordenação do Programa de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, dirigido às escolas básicas do 1º ciclo do concelho e ainda pelo programa de informação e sensibilização ambiental aos munícipes. Integrou, recentemente, o Grupo de Trabalho criado com vista à candidatura da ilha do Porto Santo a Reserva da Biosfera da UNESCO e dá apoio técnico na área da gestão ambiental ao Município.

 

Susana Sá Fontinha. Nascida no Funchal, a 28 de maio de 1965, Susana Maria Gouveia e Sá Ventura Fontinha é Licenciada em Biologia - Ramo Científico (1988) e Doutorada em Biologia - Ecologia e Sistemática (2005) pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, exerce funções de Adjunta do Gabinete da Secretária Regional de Ambiente, dos Recursos Naturais e Alterações Climáticas e coordena a candidatura da Ilha do Porto Santo a Reserva da Biosfera da UNESCO.
É investigadora do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (CE3C) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; e investigadora do ISOPlexis Centro de Agricultura Sustentável e Tecnologia Alimentar da Universidade da Madeira.
É membro do Grupo de especialistas IUCN (International Union for Conservation of Nature) das plantas da Macaronésia, membro do Conselho Consultivo do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza -IPRAM, membro da Associação dos Amigos do Jardim Botânico da Madeira (AAJBM), da Associação dos Astrónomos Amadores da Madeira (AAAM) e da Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO).
Exerceu funções de Diretora do Jardim Botânico da Madeira (1994-2011), Diretora do Serviço do Parque Natural da Madeira (2002-2008) e Diretora do Ordenamento do Território e Ambiente (2016-2017), e de Técnica Especialista do Gabinete da Secretária Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais (2017-2019).
Representou a Madeira no Grupo de Trabalho da Lista Indicativa de Portugal a Património Mundial da UNESCO (2014-2016), participou como perito científico convidado nas reuniões sobre a Rede Natura 2000 - Região Biogeográfica da Macaronésia (1995/97), foi membro da Comissão Executiva do Centro de Ciências Biológicas e Geológicas da Universidade da Madeira (1994-98), da Comissão Científica do Parque Natural da Madeira (1994-2001) e docente convidada da Universidade da Madeira (2008-2014).
Participou em projetos na área da botânica, ecologia, biogeografia e conservação da natureza, resultando na publicação em coautoria de cerca de 75 artigos científicos e 13 livros.