SOB A TURBULÊNCIA — um projecto de residências
com curadoria de Margarida Mendes
Outubro 2021 – Setembro 2022

Sob a Turbulência é um projecto educacional de pesquisa colectiva que parte de um conjunto de apresentações e residências artísticas, desenvolvendo uma reflexão sobre o cruzamento do pensamento oceânico e as artes visuais. O mote do projecto parte das investigações do filósofo e historiador da ciência Michel Serres sobre hidrologia e turbulência, bem como da ecologista e bióloga marinha Rachel Carson, que desenvolveu a sua investigação em redor da literacia do mar. Deste modo, juntar-se-ão artistas, cineastas e músicos numa plataforma de ensino continuo, que convidará a comunidade a debater temas como o pensamento do litoral, a insularidade, e as alterações climáticas, tendo em conta as preocupações globais e desafios que traz o oceano hoje em dia.

Margarida Mendes convidou André Romão, Gonçalo Sena, Nuno da Luz, Ana Manso, Ana Vaz, Catarina Oliveira, Joana Escoval, João Marçal, Diana Policarpo, Sérgio Carronha e Diogo Evangelista, a desenvolver trabalho a partir da literacia costeira das ilhas da Madeira e Porto Santo, ampliando as prácticas de cada qual em formatos que envolvem a ecologia e a pedagogia, de forma interdisciplinar e interescalar. As residências de pesquisa, resultarão numa exposição colectiva e publicação a tomar lugar em 2022.

Margarida Mendes é curadora e investigadora. A sua pesquisa — com enfoque no cruzamento das humanidades ambientais, filme experimental e artes sonoras — explora as transformações dinâmicas do ambiente e o seu impacto nas estruturas sociais e no campo da produção cultural. Integrou na equipa curatorial da 11th Gwangju Biennale "The 8th Climate (What Does Art Do?)", 4th Istanbul Design Biennial "A School of Schools", e 11th Liverpool Biennale "The Stomach and the Port". Em 2019, lançou a série de exposições Plant Revolution! (CIAJG, Museo La Tertulia), que questiona o encontro interespécies explorando diferentes narrativas de mediação tecnológica, e em 2016, curou a exposição Matter Fictions, no Museu Berardo, publicando um livro na Sternberg Press. É consultora de ONGs ambientais que trabalham sobre a mineração no mar profundo e dirigiu também diversas plataformas educacionais, como escuelita, uma escola informal do Centro de Arte Dos de Mayo - CA2M, Madrid (2017); O espaço de projectos The Barber Shop em Lisboa dedicado à pesquisa transdisciplinar (2009-16); e a plataforma de pesquisa curatorial sobre ecologia The World In Which We Occur/Matter in Flux (2014-18). Margarida Mendes é doutoranda no Centre for Research Architecture, Visual Cultures Department, Goldsmiths University of London e colabora frequentemente com o canal online de vídeo reportagem Inhabitants-tv.org.

VER MAIS:

MARGARIDA MENDES
REDESENHAR A ANTIGA ESCOLA DA VILA DO PORTO SANTO
encontros com o território e a sua comunidade através da Arte II

Antiga Escola da Vila do Porto Santo - Março 2019

abrir ligação

MARGARIDA MENDES
MAIS IMPORTANTE QUE DESENHAR É AFIAR O LÁPIS

Seminário de Desenho
Concepção: Nuno Faria
PORTA33 — Setembro 2018 — Dezembro 2019

abrir ligação

Logo República Portuguesa
Logo direcção Geral das Artes
Logo governo
Logo Secretaria cultura
Logo Secretaria educação
Logo Secretaria educação
porto santo
Logo Câmara Municipal do Funchal
sociedade de desenvolvimento Porto Santo
mil folhas
plano nacional das artes