PORTA33 — 09.01.2009 — 15.03.2009
TEMAS DE HISTÓRIA DA ARTE DO SÉCULO XX
Entre o Modernismo e a Contemporaneidade
Na sequência da iniciativa realizada pela Fundação de Serralves, a Porta 33 promove, no
Choupana
Hills Resort & Spa, entre Janeiro a Março de 2009, o curso "TEMAS DE HISTÓRIA DA ARTE DO SÉCULO XX"
O presente curso pretende fazer um panorama diversificado das temáticas que atravessam a arte do
século XX..
Dirigido a um público interessado em arte moderna e contemporânea e recorrendo a documentação
visual, textos e documentos filmados, TEMAS DE HISTÓRIA DA ARTE DO SÉCULO XX procura uma relação
próxima com o ambiente criativo e oferece um panorama diversificado das temáticas que atravessam a
arte do século.
TEMAS DE HISTÓRIA DA ARTE DO SÉCULO XX será estruturado em três módulos: o primeiro dedicado às
vanguardas artísticas do modernismo; o segundo ao ciclo de eventos que vão da pintura americana da
década de cinquenta ao nascimento do minimalismo; e, finalmente, um terceiro dedicado ao alargamento
dos procedimentos artísticos no contexto da utopia de uma arte em sentido amplo, na qual a tónica na
corporalidade, na saída do espaço expositivo e a inclusão da imagem projectada apontam muitas das
linhas de desenvolvimento da arte mais recente.
Módulo 1: Da ideia de obra de arte total às vanguardas russas
9 JANEIRO
Sexta-Feira, das 17 às 19
horas
10 JANEIRO
Sábado, das 11 às 13 horas e
das 14,30 às 16,30 horas
11 JANEIRODomingo, das 11 às 13 horas
Módulo 2: Entre a grande pintura americana e o minimal
13 FEVEREIRO
Sexta-Feira, das 18 às 20
horas
14 FEVEREIRO
Sábado, das 11 às 13 horas e
das 15 às 17 horas
15 FEVEREIRO
Domingo, das 11 às 13 horas
Módulo 3: A arte entre a ideia, o corpo e a vida
13 MARÇO
Sexta-Feira, das 18 às 20
horas
14 MARÇO
Sábado, das 11 às 13 horas e das
15 às 17 horas
15 MARÇO Domingo, das 11 às 13 horas
As inscrições para a frequência deste curso estão abertas a todos os interessados e podem ser efectuadas preenchendo a Ficha de Inscrição, disponível on-line e na Porta 33. Para mais informações poderá contactar pelos telefones 291 743 038 e 91 616 57 20 ou pelo e-mail: porta33@porta33.com
TEMAS DE HISTÓRIA DA ARTE DO SÉCULO XX
Entre o Modernismo e a Contemporaneidade
O presente curso pretende fazer um panorama diversificado das temáticas que atravessam a
arte do
século XX.
Partindo sempre dos percursos dos artistas e das suas obras, o curso efectua uma abordagem que
cruza um ponto de vista cronológico com o tratamento transversal e temático das interrogações
que
mobilizaram a arte do século XX.
Dirigido a um público interessado em arte moderna e contemporânea e fazendo recurso a
documentação visual, textos e documentos filmados, TEMAS DE HISTÓRIA DA ARTE DO SÉCULO XX
procura uma relação próxima com o ambiente criativo mais do que a aridez das sistematizações em
estilos ou correntes.
Assim, a perspectiva usada será o resultado de um cruzamento entre uma abordagem cronológica
sem, no entanto, pressupor que a sucessão de movimentos ou tendências retrata a complexidade das
individualidades expressivas dos artistas.
TEMAS DE HISTÓRIA DA ARTE DO SÉCULO XX será estruturado em três módulos: o primeiro
dedicado às vanguardas artísticas do modernismo; o segundo ao ciclo de eventos que vão da
pintura
americana da década de cinquenta ao nascimento do minimalismo; e, finalmente, um terceiro
dedicado ao alargamento dos procedimentos artísticos no contexto da utopia de uma arte em
sentido
amplo, na qual a tónica na corporalidade, na saída do espaço expositivo e a inclusão da imagem
projectada apontam muitas das linhas de desenvolvimento da arte mais recente.
Finalmente, o curso pretende dar uma perspectiva ampla, em termos geográficos e culturais, dos
desenvolvimentos da arte moderna e contemporânea, não descurando os desenvolvimentos fora dos
grandes eixos da divulgação artística em torno de Nova Iorque, Paris e Londres, mas prestando
atenção aos panoramas mais periféricos, hoje considerados centrais.
Módulo 1
Da ideia de obra de arte total às vanguardas russas
9 a 11 JANEIRO 2009 [sexta a domingo]
Tópicos:
Dos panoramas do século XIX ; a invenção da fotografia; o pictórico e o fotográfico. A importância do cinema.
//
Abstração, cubismo e o surgimento de uma pintura sem tema; Matisse e Picasso.
//
Dada. Kurt Schwitters e a Merzbau.
//
Marcel Duchamp – o sindroma da arte do século XX: tudo pode ser arte?
O surrealismo ou uma vanguarda sem esperança.
//
A grande experiência Russa: Lissitzky, Tatlin, Malevitch e Rodshenko.
Nota: Será visionado e comentado o filme O Homem da Máquina de Filmar, de Dziga Vertov (1929), para alem de filmes de Man Ray.
Módulo 2
Entre a grande pintura americana e o minimal
13 a 15 FEVEREIRO 2009 [sexta a domingo]
Tópicos:
O expressionismo abstracto. Jackson Pollock, Barnett Newman, Mark Rothko, De Kooning. Um critico: Clement Greenberg.
Entre Rauschenberg, John Cage e Merce Cuningham; Ad Reinhardt. Yves Klein e a exposição Le Vide. Lúcio Fontana e a exposição Ambiente Nero.
//
A Pop art. Richard Hamilton e o retorno de Duchamp; Andy Warhol e a Factory.
//
O minimal. Donald Judd, Sol LeWitt, Carl André, Robert Morris. Da escultura ao espaço real.
// A aventura brasileira: dos concretos aos neo-concretos. Hélio Oiticica e Lygia Clark. Nota: será visionado o documentário sobre Mark Rothko da autoria de Simon Schama (BBC, 2006)
Módulo 3
A arte entre a ideia, o corpo e a vida.
13 a 15 MARÇO 2009 [sexta a domingo]
Tópicos:
Arte e conceito. Lawrence Weiner e Joseph Kosuth.
//
Arte, teatro e dança: a Judson Dance Theater.
O papel de Rauschenberg e Robert Morris.
Performance, documentação e imagem projectada.
//
De Fluxus a Joseph Beuys: a arte como prática alargada. Qualquer pessoa pode ser
artista?
//
Bruce Nauman: entre o corpo e a escultura.
//
A paisagem, outra vez. Gordon Matta-Clark e Robert Smithson.
Construir, desconstruir, habitar.
//
Que caminhos para a arte hoje?
Nota: serão visionados filmes de Gordon Matta Clark e Robert Smithson.
DELFIM SARDO: biografia (resumo)
Delfim Sardo nasceu em Aveiro em 1962. É curador, docente universitário e
ensaísta.
É actualmente o Coordenador Executivo da Comissão Instaladora do Colégio das
Artes da Universidade de Coimbra.
Desde 1990 que se dedica à curadoria de arte contemporânea, bem como à
ensaística sobre arte. Entre 2003 e 2005 foi Director do Centro de Exposições do
Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Foi fundador e director da revista Pangloss.
Entre 1997 e 2003 foi consultor da Fundação Calouste Gulbenkian. Em 1999 foi o
Comissário da Representação Portuguesa à 48ª Bienal de Veneza. É Professor de
História de Arte Moderna e Contemporânea na Faculdade de Arquitectura da
Universidade Técnica de Lisboa.
No campo das publicações destacam-se os volumes Julião Sarmento, Catalogue
Raisonée, Edições Numeradas, Vol.1 (MEIAC, 2007), Luxury Bound (Electa, Milão,
1999), Jorge Molder (Caminho, Lisboa, 2005), Helena Almeida Pés no Chão, Cabeça
no Céu (Bial, 2004) e Pintura Redux (Fundação de Serralves/Público, 2006).
Colabora regularmente como ensaísta para publicações sobre arte e arquitectura,
em Portugal e no estrangeiro.
Para a Porta 33 escreveu sobre as exposições "À Flôr da Pele" de João Queiroz
(1994), "Paint it Black" de Fernando Calhau e Michael Biberstein (1995),
"Nebeneinander" de Jorge Molder, Julião Sarmento e Rui Sanches (1996), "What
Makes A Writer Great" de Julião Sarmento (2000) e realizou diversas palestras sobre
o trabalho destes artistas. Mais recentemente, proferiu também na Porta 33
palestras: sobre coleccionismo (2007) e no contexto da exposição "Desenhos
estranhos [Uncanny drawings]", da Colecção Madeira Corporate Services, (2008).
Também em 2008, comissariou a exposição na Porta 33, intitulada "Vou-te contar
uma história:".