DIAS MAIS CLAROS
Educação pela Arte e Inclusão Social

Com orientação de Catarina Claro e Carolina Vieira
PORTA33 e Instituto de Segurança Social da Madeira — Abril 2023 / Maio 2024
DIAS MAIS CLAROS
Dias Mais Claros (nome inspirado numa frase escrita pela Lourdes Castro e o Manuel Zimbro num postal oferecido à Porta33) é um projeto de Educação pela Arte e Inclusão Social, que nasce de uma parceria entre a PORTA33 e o ISSM – Instituto de Segurança Social da Madeira.
Durante um ano, dezasseis crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social - frequentadoras dos Centros Comunitários da Nogueira e de São Martinho – participarão num programa de oficinas de práticas artísticas que terão lugar na PORTA33.


Objetivos específicos
- Promover a valorização pessoal de crianças em situação de risco de exclusão social;
- Gerar relações interpessoais de cooperação entre os participantes e com elementos externos - equipa do Serviço Educativo PORTA33 e Artistas plásticos;
- Potenciar uma aproximação e experimentação sistemática com as práticas artísticas;
- Desenvolver competências ao nível da criatividade e do pensamento crítico;
- Incentivar o recurso à Arte como ferramenta para a aprendizagem e resolução de problemas;
- Fomentar o contacto com artistas, obras e exposições de arte contemporânea.

O Programa
As atividades acontecem entre Abril de 2023 e Maio de 2024, num total de 48 sessões de oficina.

Centro Comunitário de São Martinho
1ª e 3ª terça-feira do mês
90 minutos | 14:30 às 16:00
8 crianças entre os 10 e os 13 anos

Centro Comunitário da Nogueira
1ª e 3ª quinta-feira do mês
90 minutos | 14:30 às 16:00
8 crianças entre os 8 e os 11 anos

AS OFICINAS
Desenho e Autoconhecimento


Nesta oficina iremos partir dos elementos e da linguagem do desenho para pensarmos e trabalharmos maneiras de ver o mundo e as relações que estabelecemos com ele, através das suas dimensões sociais, ambientais e interpessoais.
Tal como acontece com as demais atividades do Serviço Educativo da Porta33, procuraremos relacionar os exercícios propostos às crianças com os temas, preocupações, matérias e materiais de que tratam as exposições que decorrem no espaço expositivo da Porta.
Os exercícios a desenvolver com os centros comunitários dependerão das necessidades de cada grupo em geral e dos seus participantes em particular, pelo que as propostas são flexíveis e desenhadas à medida do que for vivenciado nos processos de aprendizagem e (auto)conhecimento de todos os intervenientes.
Vamos começar por trabalhar os elementos primários e fundadores do desenho, com o desejo de que estes possam ajudar a criar e a formar um maior conhecimento de cada grupo de crianças como indivíduos, mas também como o coletivo que desejamos criar durante este ano que agora se inicia. Neste primeiro mês de trabalho vamos assim experimentar propostas de exercícios segundo o tema Do ponto à linha. Do indivíduo ao coletivo.Partiremos do elemento base do desenho, o ponto, para uma proposta em que cada um desenhará - de um ponto no centro da folha para a periferia - aquilo que acha que é, através das coisas que mais gosta ou que o definem.
Apesar de partirmos sempre do desenho na sua forma mais elementar, iremos experimentar outras técnicas como a gravura (calcografia, serigrafia e/ou litografia com materiais domésticos e de fácil reprodução), pintura, colagem, entre outros, tendo sempre em atenção o tipo de materiais que usamos, de forma a evitar desperdício ou consumo de materiais poluentes.

Criatividade e Pensamento Crítico
Nesta oficina partimos da premissa de que as perguntas são mais importantes do que as respostas. Não procuramos chegar a conclusões - muito menos certas ou erradas - mas antes promover a reflexão e o questionamento sobre aspectos da vida quotidiana dos participantes, através da Arte. Partindo de propostas de exercícios que vão da escrita criativa ao movimento, passando pelo teatro e as artes visuais, vamos experimentar diferentes práticas que promovem uma posição crítica para com o meio que nos rodeia, na relação com os outros e com o ambiente. A curiosidade e o prazer estarão no centro dos processos de aprendizagem que procuraremos desenvolver em grupo, ao longo destes doze meses de oficina, assente em práticas baseadas na metodologia Art thinking e pensadas em estreita relação com os temas e premissas de trabalho das exposições apresentadas na Porta33. Neste primeiro mês de oficina, iremos trabalhar a partir da temática olhar em redor; ver o que salta à vista; interpretar para lá do óbvio.

A Equipa

As oficinas de Desenho e Autoconhecimento e Criatividade e Pensamento Crítico serão dinamizadas respetivamente pela artista plástica Carolina Vieira e pela mediadora cultural Catarina Claro, equipa permanente do projeto. Contudo, em alguns meses, as sessões serão dinamizadas por artistas e mediadores convidados.