NA MARGEM DA PAISAGEM VEM O MUNDO
PORTA33, Galerias Municipais de Lisboa e Universidade Nova de Lisboa-FCSH
Pavilhão Branco — 30.06.2021 — 31.08.2021

NA MARGEM DA PAISAGEM VEM O MUNDO

Curadoria: Coletivo de Curadores da Pós-Graduação em Curadoria de Arte da FCSH – Universidade Nova de Lisboa
30.06.2021 - 31.08.2021
Galerias Municipais — Pavilhão Branco (Palácio Pimenta Campo Grande-Lisboa)

Artistas:
Bruno Côrte, Ção Pestana, Carolina Vieira, Dayana Lucas, Duarte Ferreira, Filipa Martins, Hélder Folgado, Hugo Brazão, Hugo Olim, Joana Viveiros, Mariana Marote, Miguel Ângelo Martins, Nuno Henrique, Ricardo Barbeito, Sara Rodrigues, Tiago Casanova, Vítor Magalhães.

Coletivo de Curadores:
Ana Carolina Valente, Ana Sofia Pascoal, Beatriz Freitas, Beatriz Hilário, Catarina Rebelo, Elena Bianchi, Georgia Quintas, Inês Almeida, Jesse James, João Firmino, Laurinda Marques, Maria Helena Carvalho, Paula Gasparetto, Paulo Fernandes, Rita Cêpa.


As Galerias Municipais de Lisboa e a PORTA33, convidaram o Coletivo de Curadores da Pós-Graduação em Curadoria de Arte da Universidade Nova de Lisboa-Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, a organizar uma exposição que procura explorar as especificidades do panorama criativo madeirense. Foi dado especial enfoque a uma nova geração de artistas, na sua maioria relacionados com a importante atividade curatorial e cultural da PORTA33 ao longo das últimas três décadas. Esta mostra, orientada por Emília Tavares e Sandra Vieira Jürgens, é o projeto final da edição de 2020-2021 desta Pós-Graduação. Este projeto contou com o apoio da Câmara Municipal do Funchal.

A Porta33 corresponde com esta exposição ao convite das Galerias Municipais - EGEAC/Câmara Municipal de Lisboa, realizado em Março de 2016, para co-organizar uma exposição retrospetiva do trabalho desta associação cultural que muito enriquece o panorama artístico português e que marca, nestes quase trinta anos de existência, o percurso de imensos artistas e a produção artística nacional.

O conjunto de trabalhos agora apresentados em Na margem da paisagem vem o mundo podem referenciar a ideia de uma ilha, mas não lhe estão necessariamente condicionados. São geografias ficcionadas, onde se especulam relações, constroem-se novos tempos e memórias, e se desafiam novas narrativas estéticas que sugerem outras interpretações dos lugares e das suas histórias.

A (i)materialidade da criação artística apresenta-se como um prolongamento de uma paisagem cultural própria. Tomando as obras como parte de um rasto comum, recria-se uma linguagem de ficções por espaços não-fixados, em práticas discursivas singulares.

A este imaginário coletivo podemos acrescentar a condição bastante real da Madeira - elemento comum a todos os artistas - como margem sujeita a um processo de exotificação, que surge de fora para dentro, talvez como memória de um lugar natural, original, paradisíaco. Mas, o que traz cada um da sua paisagem?

Na margem da paisagem vem o mundo conta com um programa público de conversas e podcasts. No dia da abertura ao público, quarta-feira 30 de junho, decorrerá uma visita guiada pelo coletivo de Curadores bem como uma performance de Sara Rodrigues às 17h. No encerramento da exposição, dia 31 de agosto, será exibido o filme Porta, de Francisco Janes, numa sessão às 21h no Pavilhão Branco.

Toda a informação sobre a exposição e programas públicos pode ser consultada no site das Galerias Municipais de Lisboa.

Galerias Municipais – Pavilhão Branco
Jardim do Palácio Pimenta
Campo Grande, 245
1700-091 Lisboa
Telefone
+351 215 891 259
info@galeriasmunicipais.pt
www.galeriasmunicipais.pt

Horário:
Terça a Domingo:
10h-13h e 14h-18h
Entrada gratuita

As condições de visita estão sujeitas às normas de segurança da Direção Geral da Saúde

Crédito da imagem: SONJA COSTA BRAVA

RELACIONADO:
ILHÉSTICO
um roteiro de arte contemporânea para a cidade do Funchal

Curadoria de Miguel von Hafe Pérez
PORTA33 — 05.09.2019 - 14.03.2020


abrir ligação

Logo República Portuguesa
Logo direcção Geral das Artes
Logo governo
Logo Secretaria cultura
Logo Secretaria educação
Logo Câmara Municipal do Funchal
EGEAC
galerias municipais
FCSH
IHA
FCT