NA MARGEM DA PAISAGEM VEM O MUNDO
PORTA33, Galerias Municipais de Lisboa e Universidade Nova de Lisboa-FCSH
Pavilhão Branco — 30.06.2021 — 31.08.2021
  • 30.06.2021 — 14h
    Inauguração
    NA MARGEM DA PAISAGEM VEM O MUNDO

    Bruno Côrte, Ção Pestana, Carolina Vieira, Dayana Lucas, Duarte Ferreira, Filipa Martins, Hélder Folgado, Hugo Brazão, Hugo Olim, Joana Viveiros, Mariana Marote, Miguel Ângelo Martins, Nuno Henrique, Ricardo Barbeito, Sara Rodrigues, Tiago Casanova, Vítor Magalhães.



  • 30.06.2021 — 17h
    Performance
    Degrees of Abstraction
    Sara Rodrigues


    Performance de Sara Rodrigues a partir da instalação da artista presente na exposição, a decorrer no interior do Pavilhão Branco. Degrees of Abstraction’ / ‘Graus de Abstração’ é uma peça em partes, que se revela consoante a vontade de cada espetador de escavar mais fundo. Começando com um chão cimentado, a performer e autora propõe que este se parta, desvendando gráficos abstratos, com conteúdos que se tornam cada vez mais concretos. Por entre linhas retas e manchas extensas, encontram-se os processos em curso entre nós e a terra, deixando ao descoberto os graus dessa separação.



  • 03.07.2021 — 16h
    Conversa reflexão
    reflexão sobre o panorama criativo da Madeira

    Constança Entrudo, Vera Mantero, Paulo Pires do Vale, Liliana Coutinho

    Conversa reflexão sobre o panorama criativo da Madeira no contexto da arte contemporânea, com espaço para debate no final da conversa moderada por Liliana Coutinho e por um elemento do coletivo de curadores.



  • 31.08.2021 — 21h
    Screening
    Porta

    Francisco Janes, Cecília Vieira de Freitas, Maurício Pestana Reis

    Nas ilhas de Porto Santo e Madeira um grupo de artistas, pesquisadores e professores reúnem-se com jovens e crianças em torno do ensino através da arte. Através de fragmentos visuais vívidos e desenhos musicais visitamos alguns encontros com a PORTA33, instituição com 30 anos de atividade, no território natural onde ela cresce. Desde o quotidiano das pessoas que projetam o futuro da Escola do Porto Santo e trabalham o dia a dia no Funchal, viajamos juntos num tempo fugaz através das paisagens do basalto e da Laurisilva. Ações simples e vestígios revelam como sombras o verdadeiro papel da Porta e seu desígnio. Primeiro no transporte de ideias naturais para o conhecimento de si: a infância e o desenho. Depois, na criação de um lugar único com a arte e a natureza, para um novo princípio do mesmo fim: o projeto vital de uma escola para o futuro. Nesta sessão, estarão presentes o realizador Francisco Janes e os diretores da PORTA33, Cecília Vieira de Freitas e Maurício Pestana Reis. Lotação adequada às regras da Direção-Geral da Saúde em vigor no dia 31 de agosto.



  • a partir de Agosto
    Programação Online
    Podcast Na margem da paisagem vem o mundo

    Conversas entre artistas participantes na exposição

    3 edições de 15 min cada: lançamento semanal, a partir de Agosto
    Promoção a partir do Instagram da Exposição
    Divulgação através das várias plataformas de podcast disponíveis