A ESCOLA E A SUA ARQUITECTURA
por Letícia Carmo
(parceria Garagem-Sul-Fundação Centro Cultural de Belém)
Escola do Porto Santo — 31 de Maio — 5 de Junho de 2023

A ESCOLA E A SUA ARQUITECTURA

VISITA-OFICINA

POR LETÍCIA CARMO

Consultar calendarização

O projeto A Escola e a sua Arquitetura, criado no âmbito da parceria com a Fundação Centro Cultural de Belém, parte da necessidade de consciencialização e afirmação do valor da “Escola da Vila” como património arquitetónico da ilha do Porto Santo. A arquitetura deste espaço é aqui entendida como um recurso, um conjunto de possibilidades para dar corpo a este objetivo.
Este projeto de consciencialização e valorização materializa-se na presença das arquitetas Letícia Carmo e Inês Marques na organização de um conjunto de visitas-oficinas orientadas à “Escola da Vila” destinadas a escolas, famílias e à comunidade em geral. A Escola e a sua Arquitetura enquanto oportunidade para compreender esta peça arquitetónica singular que celebra os valores culturais do lugar, de uma forma inovadora.
Estas visitas-oficinas são também um convite para entender a arquitetura da “Escola da Vila” como lugar de ensino, aprendizagem e partilha enquanto espaço de possibilidades de enriquecimento humano. Recorrendo a pequenos exercícios práticos que usam o corpo, o desenho e a modelação vamos explorar este espaço em conjunto para aprender sobre o projeto que deu origem a esta arquitetura e cuidar das relações afetivas que a comunidade porto-santense mantém com esta Escola.
O projeto A Escola e a sua Arquitetura inicia-se a 31 de Maio com ações destinadas aos alunos da Escola Básica e Secundária com Pré Escolar e Creche Professor Doutor Francisco de Freitas Branco e propõe uma visita-oficina na “Escola da Vila”, aberta a famílias e ao público em geral, no dia 3 de Junho às 11h.

Letícia Carmo

Leticia Carmo nasceu em Lisboa, em 1983. Doutoramento no Laboratório de Sociologia Urbana (LaSUr) da Faculdade de Arquitectura da École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL, 2016) e mestrado no Instituto Superior Técnico (Universidade de Lisboa, e FZA Ljubljana, 2008). Foi investigadora do LaSUr (EPFL) e do Laboratório de Arquitectura, Arte e Imagem da Faculdade de Arquitectura do Porto. A sua investigação aborda práticas espaciais, arquiteturas informais, estética visual, cultura alternativa, políticas urbanas e culturais, centradas nas cidades de Lisboa, Ljubljana e Genebra. Desenvolve, produz e orienta projectos de mediação pedagógica e cultural, de sensibilização sobre a arquitectura e o ambiente construído, em colaboração com o serviço educativo da Trienal de Arquitectura de Lisboa, o centro de exposições Garagem Sul (CCB), associação Ville en Tête (CH), A-GRUPA, EDA e Little Lisbon. É fundadora do Colectivo Trilhos (criação artistica, investigação territorial e mediação cultural). Colaborou com vários gabinetes de arquitetura e grupos artísticos na Suíça e em Portugal (fabric | ch, ASG, WAS, Acarré). Faz e participa em diversos projectos de artes visuais, plásticas e performativas.

Inês Macias Marques

Inês Macias Marques nasceu em Lisboa, em 1988. Arquitecta com Mestrado Integrado em Arquitetura de Interiores pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (FA-UTL). O seu percurso profissional tem estado ligado à divulgação e promoção da arquitetura em várias instituições culturais.
Em 2013 integrou a equipa executiva da Trienal de Arquitectura de Lisboa onde colaborou durante os 6 anos seguintes. Durante esse período, esteve envolvida em várias ações como a Representação Portuguesa na 14ª Exposição Internacional de Arquitectura – La Biennale di Venezia, o ciclo de conferências Distância Crítica, as edições Close Closer e A Forma da Forma e o Prémio Valmor e Municipal de Arquitectura. Entre 2014 e 2018 coordenou o evento Open House Lisboa e foi responsável por implementar o Open House Porto em 2015.
Entre 2019 e 2023 foi convidada a pensar, criar e coordenar o serviço educativo da Garagem Sul – Centro de Arquitectura da Fundação Centro Cultural de Belém.
Em 2022 inicia um conjunto de projetos paralelos de literacia em arquitetura entre os quais se destaca a Rede de Educação Pela Arquitetura.

VER TAMBÉM: