• ANA MIRA — 4 a 8 Fevereiro 2020

    O laboratório de dança e filosofia consiste numa série de práticas incorporadas, onde se conjugam o estudo de excertos do pensamento filosófico de Gilles Deleuze e a pesquisa de movimento, a improvisação, a composição coreográfica, assim como o desenho como partitura do espaço do corpo em pensamento e esquema dos seus limites.

    abrir ligação

     

     

  • CLARA BEVILAQUA E MARIANA LEMOS — 3 a 7 de Novembro 2020

    É um grupo de artistas transdisciplinar que cria e acompanha espetáculos, formações e projetos artísticos de proximidade. Com uma produção e criação que privilegia o encontro intergeracional, tecemos relações de forma contínua, nutrindo espaços afetivos de atravessamentos artísticos. Desde 2017, atuamos no surgimento de redes de cooperação e fortalecemos ligações entre as pessoas que conhecemos, as comunidades que vamos encontrando e as instituições que se tornam nossas parceiras. Motivados pela filosofia desenvolvida no c.e.m - centro em movimento, este coletivo segue lado-a-lado, acreditando que através da arte é possível produzir conhecimento e partilhá-lo.

    abrir ligação

     

     

  • JOANA PUPO — 25 a 29 de Maio 2021

    Mestre em Teatro – especialização em Movimento, pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, IPL. Licenciada em Filosofia pela F.C.S.H./Universidade Nova de Lisboa. Formada em Teatro no Estúdio Nancy-Tuñon, Barcelona e no Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra. Tem um percurso como actriz, criadora e investigadora do movimento, aplicado às artes cénicas, à encenação e à pedagogia. Atualmente, tem em circulação a peça CORPO-MAPA-LIVRO, com a coreógrafa Marina Nabais, com quem também criou o solo NA AUSÊNCIA DO MEU CORPO.

    abrir ligação

     

     

  • DORA VICENTE — 26 a 30 Outubro

    Estudou ballet pela Royal Academy of Dance na Escola Norma Croner, fez formação em práticas do corpo e dança contemporânea no C.E.M. e o Curso de Dança na Comunidade no Fórum Dança. Licenciou-se em Pintura na Faculdade de Belas Artes – Universidade de Lisboa e completou a Pós-graduação em Psicopedagogia Perceptiva (Método Danis Bois). Tem vindo a desenvolver trabalho criativo, com diversas faixas etárias, no contexto escolar, de museu e de intervenção artística e social. Como performer destaca a sua colaboração com Cláudia Dias, Manuel André Silva, Pedro Paz. Em 2016/17 desenvolveu o Projecto TransHumâncias – BIP/ZIP, de sua autoria, com a comunidade de Marvila [financiador pela C.M.L.]. Actualmente é professora de ballet e dança contemporânea, dá aulas de movimento a crianças com necessidades especiais e de fasciaterapia/movimento orgânico a adultos.

    abrir ligação

     

     

  • RITA PEDRO — 11 a 15 de Janeiro 2022

    Doutoranda em Filosofia pela Universidade de Paris VIII, concluiu o mestrado em 2015 sobre o conceito de Infância na Universidade Nova de Lisboa. Desde 1999 coordena e desenvolve projectos de Filosofia com Crianças (FcC) e trabalha nessa área como pesquisadora, formadora, professora e animadora. Desde 2006, coordena e dinamiza projectos de FcC em contexto de migração e interculturalidade, nomeadamente o projecto Pensar e Agir na Diferença na Associação Moinho da Juventude situada no Bairro Cova da Moura (2006- 2009). Desde 2012, trabalha em parceria com vários artistas, atores e bailarinos, na cocriação de experiencias artístico-filosóficas e espectáculos para crianças. Autora da conversa-espectáculo “Why some people don´ t like black and others don t like white?”, sobre racismo em cocriação com um grupo de crianças, no Festival TODOS de 2018.

    abrir ligação

     

     

  • SOFIA NEUPARTH — 25 a 28 de Maio 2022

    Tem um percurso singular no seio da Arte Contemporânea em Portugal. No final dos anos 80 deu forma a um espaço de investigação artística que sustenta as práticas nos estudos do Corpo, do Movimento e do Comum: o c.e.m – centro em movimento. É o entendimento que tem do Corpo como acontecimento em relação que determina todo a sua acção, quer a nível do trabalho de formação que desenvolve, à programação da estrutura profissional que cocriou e dirige quer no que diz respeito à intervenção crítica que realiza ou às criações que apresenta.

     

     

  • SEMANA DE ENCERRAMENTO — 12 a 17 de Setembro 2022

    Durante a semana de encerramento de COALESCER, entre 12 a 17 de Setembro, Ana Mira e Emília Pinto de Almeida orientam uma série de encontros, reativando no tempo cronológico da vida, as camadas de relação e de presença numa reflexão relacional sobre o tempo de estar e a possibilidade de fazer-acontecer, inventar, desafiar, e reinventar o que tem o desejo de viver em nós para sempre.

    abrir ligação

     

     

  • SETEMBRO 2022 — EMILIA P. ALMEIDA

    Licenciada em Estudos Portugueses e mestre em Filosofia pela FCSH-UNL. Tendo beneficiado de uma bolsa da FCT, actualmente finaliza o doutoramento em História da Arte (Teoria da Arte), na mesma instituição. Publicou ensaios, dispersos, sobre literatura e prefaciou os catálogos de algumas exposições. Na investigação que tem levado a cabo privilegia sobretudo a relação entre as artes e a articulação entre palavra e imagem.

    abrir ligação

     

     

  • MARIA FILOMENA MOLDER

    Professora Catedrática em Filosofia/Estética pela Universidade Nova de Lisboa. Investigadora do Instituto de Filosofia da Linguagem da Universidade Nova de Lisboa/ IFILNOVA. Fez o Doutoramento em 1992 sobre O Pensamento Morfológico de Goethe. Membro do Conseil Scientifique do Collège International de Philosophie entre 2003 e 2009. Desde 1978 escreve sobre problemas de estética, enquanto problemas de conhecimento e de linguagem, para revistas de filosofia e de literatura, entre outras, Filosofia e Epistemologia, Prelo, Análise, Revista Ler, Sub-Rosa, A Phala, Internationale Zeitschrift für Philosophie, Philosophica, Dedalus, Rue Descartes, La Part de l’Oeil, Cadernos Nietzsche, Lettre International, Electra. Desde 1984 escreve para catálogos e outras publicações sobre arte e artistas, portugueses e estrangeiros.

    abrir ligação